Institucional
Núcleos de Apoio
NÚCLEO DE APOIO AO DOCENTE
Para a consecução dos objetivos acima delineados, no tocante ao funcionamento do sistema de avaliação, o FAT implantou um Núcleo de Apoio ao Docente, que se orienta pelos seguintes princípios, conforme Resolução CONSAC 003/2004, que se incorpora a este Projeto Pedagógico (Anexo XI):
a) As práticas pedagógicas devem ser aprimoradas constantemente, em função das transformações socioeconômicas, políticas e culturais, bem como dos novos desafios que emergem na chamada Sociedade do Conhecimento;
b) A solução de problemas de natureza didático-pedagógica pressupõe a existência de espaços onde se possa refletir, compartilhar experiências, identificar novos caminhos, criar alternativas e reinventar a práxis educativa;
c) Uma instituição de ensino tem o dever de criar condições para que o professor possa expressar suas dificuldades, interagir com seus pares, buscar soluções para os problemas que surgem no desenvolvimento de suas atividades e adequar suas práticas aos novos desafios;
d) a satisfação do Corpo Docente se reflete na qualidade do processo de ensino-aprendizagem e depende de mecanismos que promovam o seu constante aperfeiçoamento;
e) A FAT está comprometida com a manutenção de um Corpo Docente bem qualificado e sintonizado com a missão, as ações e metas institucionais.
São objetivos do Núcleo de Apoio Pedagógico ao Docente, conforme estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional:
a) Oferecer apoio didático-pedagógico aos professores dos cursos de graduação, visando à melhoria da qualidade do ensino;
b) Constituir-se num espaço para a reflexão das práticas pedagógicas e de avaliação dos seus objetivos, métodos e estratégias;
c) Propiciar ao corpo docente situações de ensino-aprendizagem onde ele possa continuamente se preparar para o exercício teórico-prático da realidade vigente;
d) Instrumentalizar tecnológica e bibliograficamente os Cursos;
e) Implementar ações de enriquecimento das experiências, pesquisas e práticas de aprendizagem no contexto geral do educando, bem como promover cursos, palestras, seminários, simpósios e workshops que favoreçam as atividades docentes;
f) Propor outras ações que contribuam para promover a qualidade didático-pedagógica;
g)Zelar pela implementação do projeto político-pedagógico da FAT a partir dos princípios contidos na missão institucional.
O atendimento ao docente é prestado em caráter contínuo, das 16:00h às 22:00h, por um professor representante de Área e o (a) secretário (a) do núcleo.
Saiba mais sobre O NAD clicando aqui.
NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO ESTUDANTE (NAPE)
A RESOLUÇÃO CONSAC 002/2004 institui o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao estudante da Faculdade Anísio Teixeira com os seguintes objetivos:
Artigo 1º – O Núcleo de Apoio Pedagógico ao estudante orienta-se pelos seguintes princípios:
I- O estudante deve ser visto e tratado em sua totalidade, como um ser que tem sentimentos, capacidade de expressão, criatividade, mas também, dificuldades, problemas e limitações;
II- A solução de problemas de natureza didático-pedagógica pressupões a existência de espaços onde se possa identificar, filtrtar e avaliar as recamações do estudante;
III- Uma instituição de ensino tem o dever de criar condições para que o estudante posa expressar seus sentimentos, suas ideias e dificuldades, participando ativamente do processo de ensino-aprendizagem;
IV- A satisfação do estudante depende de mecanismos que possam favorecer o diálogo entre o corpo discente e os diversos órgãos que integram a instituição;
V- A FAT tem elevado interesse em promover a plena satisfação do estudante, demonstrando seu compromisso com o seu desempenho acadêmico.
O NAPE é composto por uma equipe multidisciplinar, o setor é localizado no prédio sede e funciona de segunda à sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 22:00 hrs. Tel. 3616-9458, principais atividades do Nape:
- Recepção de calouros ( Professores dos primeiros semestres, contamos com a colaboração de vocês);
- Apoio emergencial a estudante com dificuldades cognitivas, afetivas e sociais que estejam interferindo na sua trajetória acadêmica;
- Acolhimento de solicitações, reclamações e sugestões de estudantes;
- Intervenções, quando necessário, junto aos estudantes: individual, grupal e na relação docente/estudante (parceria com o NAD);
- Promoção de Monitorias (seleções semestrais);
- Promoção de cursos de Nivelamento (semestrais);
- Orientações para a formatura;
- Orientações para carga horária complementar;
- Orientações para exercícios domiciliares ( Lei 1044 de 21.10.69 e a Lei 6202/75 );
- Divulgação de vagas de emprego e estágio;
- Divulgação de Iniciação Científica (parceria com Núcleo de Pesquisa e Extensão);
- Acompanhamento de líderes de turma e Representação Estudantil.
Saiba mais sobre O NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante clicando aqui.
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo responsável pela concepção do Projeto Pedagógico do curso e tem por finalidade atuar no processo de consolidação e contínua atualização do mesmo, ressalvada a competência dos Conselhos Superiores. É composto de, no mínimo, cinco professores que ministram disciplinas no curso, com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação Stricto Sensu, sendo um deles o coordenador do curso. Suas principais atribuições são:
a) Atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;
b) Estabelecer diretrizes e normas para o regime didático-pedagógico do Curso, respeitada a política acadêmica aprovada pelos órgãos superiores;
c) Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário;
d) Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso;
e) Analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares;
f) Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;
g) Acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando ao Colegiado de Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário.
h) Fixar as diretrizes gerais dos programas das disciplinas do Curso e suas respectivas ementas, recomendando ao Coordenador do Curso, modificações dos programas para fins de compatibilização;
i) Promover a avaliação dos planos de trabalho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na forma definida no projeto de avaliação institucional;
j) Emitir parecer sobre a organização, funcionamento e avaliação das atividades de Estágios e dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
k) Coordenar a elaboração e recomendar a aquisição de lista de títulos bibliográficos e outros materiais necessários ao Curso;
l) Assessorar o Coordenador em outras atividades especiais;
m) Colaborar com os demais órgãos acadêmicos na sua esfera de atuação, especialmente os Núcleos de Pesquisa e Extensão do Curso;
NÚCLEO DE PESQUISA E DE EXTENSÃO
Dentro da proposta Institucional, os professores em regime de tempo integral (40 horas), principalmente, serão responsáveis pela coordenação dos grupos de iniciação científica ligados a várias disciplinas, dentro da linha definida pelo projeto pedagógico.
Os núcleos de iniciação científica estarão em conformidade com os eixos básicos do curso, quais sejam: controladoria, teoria da contabilidade, contabilidade gerencial, gestão estratégica de custos, compreensão e análise crítica das transformações sócio-econômicas, planificação das ações empresariais, interação criativa com a realidade hodierna, estimação de riscos, etc. A ele compete, conforme Resolução CONSAC 009/2009, que se incorpora a este PPC (Anexo XII):
a) definir, juntamente com os Coordenadores de Curso, a política de pesquisa extensão na Faculdade e elaborar o programa geral das atividades de pesquisa, a ser apreciado pelo Conselho Acadêmico;
b) coordenar a elaboração e viabilizar a compatibilização e execução de projetos e programas institucionais de pesquisa e extensão apresentados pelos Colegiados de Cursos, núcleos ou por pesquisadores individuais;
c) organizar e manter atualizado o cadastro de pesquisadores, com suas produções científicas, bem como acompanhar e divulgar os programas e projetos de pesquisa na Instituição;
d) manter um veículo de informação interna, referente a editais de chamada de proposta, calendários das agências de fomento, trabalhos publicados, pesquisas em andamento na Faculdade e outros assuntos de interesse da comunidade acadêmico-científica da Instituição;
e) estimular e viabilizar convênios de fomento, intercâmbio e divulgação, com agências estatais, organizações não governamentais e o setor privado, para realização de pesquisas e desenvolvimento tecnológico;
f) promover e dar suporte à produção científica, viabilizando sua divulgação através de relatórios anuais, promoção de eventos, apoio à participação de pesquisadores em congressos e similares;
g) definir a política de publicação científica da Faculdade e prestar apoio à elaboração de projetos e publicações;
h) coordenar a organização de seminários, workshops e reuniões temáticas estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa na Faculdade.
i) propor dotação orçamentária e acompanhar a aplicação dos recursos do orçamento da Faculdade destinados à pesquisa e à extensão.
j) administrar a aplicação do fundo de apoio à pesquisa e extensão oriundo de recursos orçamentários e captados pelos docentes e pesquisadores junto a fontes externas;
k) empreender ações e viabilizar a criação de unidades de apoio à pesquisa, como campos experimentais, laboratórios e unidades centrais especializadas em apoio às atividades estratégicas de pesquisa;
l) promover a integração funcional das ações dos diversos setores, órgãos e entidades públicas ou privadas, relacionadas com as atividades de pesquisa e produção científica e tecnológica;
m) estimular e apoiar programas de treinamentos e reciclagem de servidores docentes e técnico-administrativos em atividades específicas da pesquisa científica e tecnológica;
n) propor alterações em seu Regimento interno, submetendo-o ao Conselho Acadêmico para apreciação;
Saiba mais sobre o Centro de Pesquisa e Extensão clicando aqui.
NÚCLEO DE APOIO À ACESSIBILIDADE
A FAT criou um Núcleo de Apoio à Acessibilidade com a finalidade de prestar apoio e orientar a comunidade acadêmica no processo de inclusão de estudantes, professores, funcionários e componentes da comunidade externa, garantindo-lhes acessibilidade pelas atividades de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Com essa iniciativa, a IES busca propiciar o acesso e a permanência qualificada das pessoas com deficiências, por meio da redução de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares.
O efetivo cumprimento dos objetivos desse núcleo pressupõe uma boa articulação com as coordenações de cursos e com os demais setores da IES para que se possa, por exemplo, identificar estudantes com necessidades educacionais especiais, professores e técnico-administrativos com deficiências na Faculdade. Como se pode deduzir, essa parceria é muito importante para que se identifiquem e eliminem diversas barreiras que dificultem o acesso e a permanência de pessoas com deficiências na FAT.
A criação e o funcionamento do referido Núcleo de Acessibilidade estão dispostos na Resolução CONSAC 002/2014.