Professor da FAT tem pesquisa aprovada em São Paulo

No período de 29 de novembro a 02 de dezembro próximos, o Prof. Mestre Alison Ferreira, que atua no curso de Ciências Contábeis, estará representando a Faculdade Anísio Teixeira no XVII Congresso da ANPCONT, em São Paulo. Na área contábil, trata-se do maior evento de natureza científica, organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O objetivo principal deste congresso é proporcionar a interação da comunidade acadêmica, envolvendo pesquisadores, professores e estudantes, além de atuar como meio de divulgação da produção técnico-científica.

Ao lado de pesquisadores das principais universidades do país, o Professor Alison divulgará os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Bahia, em 2023, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia -FAPESB. Com o título Conservadorismo Contábil e a Expertise dos Diretores dos Conselhos de Administração, a pesquisa em referência contribui para expandir a literatura acadêmica, especialmente no contexto brasileiro, uma vez que explora a relação entre a expertise dos integrantes dos Conselhos de Administração de companhias abertas e o fenômeno denominado conservadorismo contábil. Além disso, o estudo fornece subsídios relevantes para se obter uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a governança corporativa e o conservadorismo contábil no Brasil.

Partindo do princípio de que a participação de professores em congressos científicos, contribui fortemente para aumentar a visibilidade e a reputação da instituição à qual estão afiliados, a FAT prestará todo o apoio necessário para que o Professor Alison possa cumprir o seu papel de forma satisfatória no XVII Congresso da ANPCONT.

Registre-se, por oportuno, que somos a única instituição de ensino superior do interior do Norte e Nordeste que marcará presença neste evento. Com esta iniciativa, a FAT abre caminhos, inclusive, para estabelecer parcerias importantes com outros centros de pesquisa do país, compartilhar conhecimentos e experiências inovadoras, objetivando a implantação do Programa de Pós-graduação stricto sensu.

Em síntese, a participação em congressos científicos é uma oportunidade valiosa para professores universitários se manterem atualizados, estabelecer contatos, colaborar em pesquisas e melhorar sua prática profissional. Esses eventos oferecem um ambiente rico em aprendizado e compartilhamento de conhecimento que pode beneficiar tanto os professores quanto as instituições acadêmicas em que trabalham. Daí o esforço que a FAT vem empreendendo, historicamente, para apoiar e estimular a participação de seus professores em eventos de caráter técnico-científico.