Mensagem do Diretor Geral para o início do semestre 2023.2

É com grande satisfação que me dirijo a todos vocês, integrantes da comunidade acadêmica, neste início do segundo semestre letivo de 2023. Queremos expressar a nossa alegria pela oportunidade do reencontro e, ao mesmo tempo, renovar o compromisso com a missão institucional. Com este ímpeto, conclamamos todos os professores, alunos e membros do corpo técnico-administrativo a adicionar mais um capítulo na história desta grandiosa instituição de ensino.

Com muito orgulho, podemos afirmar que é grandiosa não apenas pela quantidade de cursos que esta Faculdade oferece e nem mesmo pelo crescente número de alunos, mas principalmente pela seriedade com que ela procura formar profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de Feira e região.

Com pouco mais de duas décadas de caminhada, podemos afirmar que a FAT ainda esboça os primeiros passos rumo à concretização dos seus ideais. Ainda somos, portanto, uma realidade muito nova e altamente promissora! Porém, muito bem sedimentada na experiência daqueles que já dedicaram grande parte da vida à causa da educação. Unindo a experiência dos veteranos à energia dos que começam, estamos consolidando um espaço rico em aprendizagem e favorável à concretização de uma proposta que nos remete aos ideais da educação preconizada por Anísio Teixeira.

Afinal, a FAT vem se firmando cada vez mais no cenário baiano como uma instituição que busca cumprir a sua missão com coerência, com qualidade pedagógica e ousadia. Vem reforçando cada vez mais a sua credibilidade, na medida em que se compromete com as mudanças econômicas, políticas e culturais que se verificam na microrregião de Feira de Santana. Aliás, é por esta razão que a FAT não busca apenas formar bons profissionais, mas principalmente homens preparados para atuar sobre a realidade em que vivem, buscando a promoção do bem-estar social.

Com seus diversos cursos de graduação e pós-graduação, a FAT atua com a consciência de que é preciso produzir e transmitir conhecimentos que levem os alunos a experimentar um rico processo de inserção social. Isso não significa, apenas, preparar o jovem para atender às demandas de mercado sob a perspectiva econômica. Mais do que isso, busca-se transformar conhecimento em desenvolvimento, tendo como meta a realização integral do ser humano.

Seguimos, portanto, com a convicção de que o desenvolvimento da dimensão técnica é apenas uma parte das muitas dimensões e aptidões que constituem uma aprendizagem de nível superior. A qualificação profissional passa pela aquisição de competências técnicas, mas envolve, também, o desenvolvimento de aptidões filosóficas, políticas e éticas. Uma separação entre estes aspectos pode ser expressão de inconsistência pedagógica, que não contribui para a concretização dos ideias de transformação social.

Para alcançar a concretização de objetivos tão nobres e ambiciosos, a FAT inicia este semestre com um substancial reforço em seus mecanismos operacionais. Como exemplo, podemos citar a construção de novos laboratórios, a reestruturação do Núcleo de Pós-Graduação, a completa modernização do parque tecnológico e, principalmente, a expansão do acervo bibliográfico.

No tocante ao quadro docente, novas contratações de Mestres e Doutores atestam o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Tudo isso, em conjunto, faz com que a FAT se firme no cenário regional, em apenas duas décadas, como uma mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico. Com o trabalho de uma equipe madura, competente e, acima de tudo, fortemente comprometida com os ideais que norteiam a trajetória da FAT, estamos certos de que teremos mais um semestre muito produtivo no ensino, na pesquisa e na extensão.

Saudações Acadêmicas

Prof. Antônio Walter Moraes Lima