Lei Maria da Penha é tema de palestra na FAT

Estudantes do curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira promoveram um evento na noite da última quarta-feira (17), com o tema “Lei Maria da Penha – À Luz do Direito de Família”. Na ocasião, três palestras foram realizadas no Auditório Ernestina Silva Lima.

A professora da FAT e advogada Vanessa Mascarenhas explicou a importância de tratar deste tema para alunos de Direito. “A violência contra a mulher é algo que está no nosso dia a dia e precisa ser enfrentado por todos, mas mais ainda pelos profissionais de Direito, porque são as pessoas que muitas vezes serão procuradas e devem dar o suporte necessário às vítimas, para elas superarem essa situação”, explicou.

A professora da FAT e advogada Kátia Menezes abordou sobre os direitos que a Lei Maria da Penha traz. “Tratamos sobre a questão dos alimentos, guarda dos filhos e toda a estrutura de proteção correlata no que diz respeito ao tratamento, assistência social, assistência social e afastamento do lar”.

A psicóloga Mariana Cerqueira falou sobre o impacto emocional das vítimas em cenários de violência. “Muito pouco se discute sobre o impacto emocional das mulheres vítimas de violência física e menos ainda sobre os outros tipos de violência, a exemplo da psicológica que também fragiliza e modifica uma estrutura familiar. Por isso, a importância de tratar sobre esses temas no cenário acadêmico”.