
O médico veterinário Wellyson Santos, formado pelo Centro Universitário Anísio Teixeira (UniFat), foi aprovado no concurso público para Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Natural de Feira de Santana (BA), o jovem de 28 anos alcançou a 7ª colocação entre os candidatos cotistas (pretos e pardos), em um certame que ofereceu 11 vagas para essa modalidade.
A trajetória de Wellyson é marcada pela superação. Filho de uma feirante, vendedora de tapioca, e de um camelô, ele estudou toda a vida em escola pública e conquistou sua aprovação mesmo sem experiência profissional ou títulos acadêmicos adicionais. “Eu sou a prova de que os improváveis também podem conseguir. Sou preto, de família pobre, estudei a vida toda em escola pública, recém-formado e fiz o concurso para Auditor-Fiscal Federal pela primeira vez. Mesmo diante de tantos contras, fui lá e tive êxito!”, afirmou.
Antes de ingressar na Medicina Veterinária, Wellyson já havia sido aprovado em outro concurso público. Desde 2018, ele atua como soldado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cargo que lhe proporcionou uma rotina com escalas de 24h de serviço por 72h de descanso, permitindo que tivesse tempo para se dedicar aos estudos. “A vontade de mudar a minha realidade e a das pessoas que amo, uma vez que sou de família pobre e não possuo grandes recursos, me fez decidir estudar para concursos”, contou.

Agora, já aprovado como Auditor Fiscal Federal Agropecuário, ele almeja novos desafios e já planeja prestar o concurso para Perito da Polícia Federal na área de Medicina Veterinária.
A conquista de Wellyson é motivo de orgulho para a UniFat, que reafirma seu compromisso em formar profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.