FAT cria disciplina sobre Felicidade

Baseando-se na experiência de renomadas universidades americanas, como Harvard e Yale, a FAT será a primeira instituição de ensino superior da Bahia a oferecer a disciplina Ciências da Felicidade. No Brasil, esse componente curricular começou a ser ofertado em 2018 pela Universidade de Brasília (UnB), sob a responsabilidade do Professor Wander Pereira.

Desde então, a iniciativa da UnB vem sendo adotada por diversas universidades públicas, entre as quais a UNICAMP, Federal do Ceará (UFC) e Federal de Campina Grande (UFCG). Nesta última, a referida disciplina foi implantada no curso de Engenharia de Materiais pelo Professor Thiago Cunha. Ele afirma que é possível encontrar elementos em comum entre a felicidade e a engenharia de materiais, como a resiliência e o stress, por exemplo.

Em todas as universidades que passaram a ofertar a disciplina Felicidade, a experiência tem se revelado um grande sucesso. Em Harvard, por exemplo, esse componente curricular se tornou o mais procurado em toda a história da instituição. Na UNICAMP, a demanda superou todas as expectativas, chegando a atingir 400% da capacidade da turma. Com 400 inscritos disputando 100 vagas disponíveis, a saída foi abrir uma lista de espera.

O grande interesse pela referida disciplina é plenamente justificável. Afinal, a busca pela felicidade é uma aspiração natural e muito legítima de todo ser humano. Mas a proposta desta disciplina não é apresentar fórmulas mágicas para se alcançar a felicidade como conquista individual. Pelo contrário, o objetivo maior é ajudar o aluno a entender a felicidade como um bem coletivo, que se constrói, necessariamente, na relação com o próximo, buscando edificar uma sociedade mais saudável, livre de preconceitos, discriminação e exclusões de toda ordem. Trata-se, portanto, de uma disciplina temática, alicerçada numa abordagem histórica, cultural e social da ideia de felicidade.